sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

  Tábua de queijos á Portuguesa





A Tábua Típica Portuguesa 

Escolha 3 a 5 variedades de queijo no caso de ser um pequeno grupo de amigos ou de 5 a 10 variedades se receber um grupo maior. Calcule cerca de 30 a 40 gramas de queijo por pessoa.
Combine com fruta, com doces ou com diferentes tipos de pão. Varie nos sabores, mais fortes ou mais suaves, nos formatos e nas texturas (queijos secos, queijos cremosos). Uma tábua de queijos acompanhada com um bom vinho, é a receita perfeita para uma noite de festa com a família ou com amigos.

A Tábua segundo o leite utilizado

É sabido que os queijos se elaboram a partir de leite de cabra, de ovelha, de vaca ou de uma mistura destes. Se por um lado, os queijos de vaca são os que oferecem maiores possibilidades no que respeita à variedade, por outro lado, os queijos de cabra e de ovelha têm o atrativo do sabor ser mais acentuado e de os formatos e apresentações serem mais diversificados. A opção é sua!

A Tábua Regional

É outra alternativa original para formar uma boa tábua de queijos: reunir na mesma tábua vários queijos da mesma região.

Queijos frescos:
Queijo fresco (cabra ou vaca), Requeijão, Ricota, Cotage, Mascarpone, Feta.

Queijos macios:
Mozzarela, Brie, Camembert, Serra da Estrela, Azeitão, Chèvre.

Semi-macios:
Edam, Gouda, Munster.

Duros:
Ilha, Grana Padano, Pecorino, Cheddar, Emmenthal, Gruyère, Provolone, queijo de cabra da Serra da Malcata (bem duro, com sabor muito intenso e picante).

Queijos Azuis:
Roquefort, Bleu d’Auvergne, Gorgonzola, Stilton

Se quiser apresentar uma tábua de queijos requintada e diversificada, não deixe de servir foie gras pois é sempre um elemento marcante.
A seleção dos queijos é feita de acordo com o que se está ou se pretende beber.

A apresentação da sua Tábua de Queijos é muito importante!
Prepare a tábua de queijos com alguma antecedência e deixe os queijos repousar à temperatura ambiente durante uma hora, antes de os servir.

Cada queijo deve ter uma faca de corte, mas para os queijos de pasta dura pode ser usada uma única faca. Os convidados também vão precisar de pequenos pratos e de guardanapos. E não se esqueça das bebidas!

Fruta fresca - especialmente uvas e figos – é presença   “obrigatória” numa tábua de queijos.ou alperce – pois são uma conjugação fantástica com queijo.também combina bem a  fruta desidratada – figos ou alperce – pois são uma conjugação fantástica com queijo.

Os Frutos secos - Amêndoas, nozes ou avelãs são um clássico nas tábuas de queijo que lhes confere textura e requinte.

 Compotas e doces - Requeijão com doce de abóbora ou queijo da Serra com  são conjugações de queijo e doces incontornáveis e infalíveis.

O Pão, tostas, azeitonas e bolachas - é indiscutivel  a presença de pão caseiro numa tábua de queijos. Numa versão mais contemporânea e requintada, pode adicionar tostas finas ou bolachas de água e sal para garantir uma degustação única.

Na minha opinião nesta matéria não  há regras. Por isso, sejam criativos.  Experimentem diferentes «casamentos e descubram as suas harmonias preferidas e combinações perfeitas.
Os queijos harmonizam muito bem com Vinhos, Champagne ou  Cerveja. 




Sem comentários:

Enviar um comentário